Pouca gente sabe, mas o streaming pode aumentar drasticamente a utilidade de uma videoconferência. Isso porque, o streaming possibilita que uma grande audiência participe de reuniões, conferências, aulas etc., sem ser afetada por limites de participação.
Do ponto de vista de uma empresa que utiliza a videoconferência como uma ferramenta de trabalho, pode ser que essa grande audiência nunca aconteça. Mas, e as empresas que trabalham com streaming de vídeo para vender seus produtos ou até mesmo fazem dele seu serviço principal? Será que para elas aliar videoconferência e streaming de vídeo é um bom negócio?
Para começar a responder a essa questão, vamos entender um pouco melhor esse cenário.
A relação entre videoconferência e streaming de vídeo para a fidelização de público-alvo
A explosão por demanda de banda aumentou a oferta de internet em nosso país. Com recursos cada vez mais tecnológicos (como IoT, por exemplo) e com acesso a conexões de banda larga mais robustas, o mercado tem experimentado lançar mão de novos recursos para atender a seu público.
Nesse sentido, muitas empresas vêm oferecendo webinários, transmitindo-os ao vivo. Elas convidam sua audiência para uma transmissão com data e local pré-determinados, onde especialistas vão demonstrar as funcionalidades e benefícios de serviços e/ou produtos comercializados pela empresa.
Com os sistemas de videoconferência ficando bastante acessíveis para pequenos e médios negócios, muitas organizações têm optado por investir em uma infraestrutura de videoconferência para suprir essa nova demanda de comunicação por streaming e, de quebra, ficarem mais próximas de seu público.
Assim, a relação entre videoconferência e streaming de vídeo na fidelização do público-alvo de uma marca se dá a partir do momento em que a empresa enxerga a comunicação por streaming uma oportunidade de conquistar mais clientes e opta por investir em soluções de videoconferência que vão suprir não só a demanda de reuniões como também dos webinários e cursos online que ela possa vir a oferecer.
Videoconferência e streaming de vídeo para empresas que vendem serviços por streaming
Outro uso dessa combinação é bastante explorado por empresas que trabalham diretamente com streaming de vídeo. É o caso, por exemplo, de serviços que nasceram com a explosão tecnológica dos últimos anos, como as empresas que vendem cursos online, com a presença no vídeo de um professor/palestrante que ministra uma aula virtual como se estivesse em frente a uma sala de aula física, com a presença de muitos alunos.
Essa combinação também é comum em faculdades de pós-graduação que têm campus espalhados pelo Brasil inteiro, mas apenas um professor para ministrar a aula que é transmitida ao vivo, e por streaming, para todas as unidades. Neste caso, investir em uma tecnologia de videoconferência de última geração garante uma maior adesão dos alunos à aula e torna a experiência ainda mais rica.
Os exemplos são muitos e as possibilidades são infinitas. Quando o investimento é feito de maneira correta, a tendência é que as empresas tirem muito proveito da combinação videoconferência streaming de vídeo e se tornem ainda mais competitivas em seus mercados de atuação.
Conheça uma solução de videoconferência
que vai ajudar a deixar suas reuniões,
aulas, webinários e o que mais você quiser
muito mais profissionais.